Carregando...

Notícias

APOIO AO HOMEM DO CAMPO... ARCO VERDE (5,82 % de sua capacidade)

Por Assessoria   Quinta-Feira, 23 de Abril de 2015

O Prefeito Caio Paixão pelo 3º ano consecutivo, dá apoio ao homem do campo com o corte de terra gratuito para todos os agricultores que solicitaram ajuda junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Apesar do início tardio das chuvas e dos baixos índices pluviométricos registrados até então em nosso município, o homem do campo não perdeu sua fé em um inverno abundante e buscou junto a Prefeitura (durante o mês de março e abril), o corte de sua terrinha. Por determinação do Poder Executivo, a Secretaria de Agricultura, pois seu maquinário agrícola a disposição do pequeno agricultor condadense, dando seguimento à política de incentivo ao produtor rural.
 
De acordo com dados fornecidos pelo Secretário Municipal de Agricultura – MARCÍLIO JORGE BATISTA DE LACERDA – foram disponibilizados aproximadamente 380 horas de corte de terra. Algo em torno de 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil) metros quadrados de terras preparados para o cultivo de milho e feijão, ou seja, perto de 400 campos de futebol.
Devido a pouca chuva que tem caído, o Prefeito por meio da Defesa Civil local, já está efetivando a inclusão de novas cisternas do município no PROGRAMA OPERAÇÃO PIPA do Exército Brasileiro (que distribui água clorada ao homem do campo) e elaborando o AVADAN – Relatório de Avaliação de Danos (relativos á agricultura); e preparando um plano de ajuda aos moradores da Zona Rural, para pôr em prática no segundo semestre, período mais seco do ano, caso se faça necessário.
 
Caio Paixão relatou, ainda, toda sua preocupação com os baixos índices pluviométricos, o que não alterou as condições dos baixos níveis dos açudes locais, sobretudo, do Açude do DNOCS – Engº Arcoverde, que de acordo o Chefe do Açude – O Senhor Iberaldo Barbosa, neste ano de 2015 (dados do DNOCS), choveu algo e torno de 261,5 milímetros; mas de forma muito irregular, praticamente não tendo ocorrido nenhuma chuva por completo que cobrisse toda a nossa ZONA RURAL em uma mesma chuva, e mesmo com a chuva caída até então; o reservatório principal de nossa querida Condado, que começou o ano com suas escalas marcando 2.312.593 m3 (mais de dois milhões trezentos mil metros cúbicos) hoje após as chuvas, está com menos ainda – 2.094.608 m3 (menos de dois milhões e cem mil metros cúbicos) houve uma redução de 9,5 % do volume existente (217.985 mil metros cúbicos a menos) . Levando em conta que o Arcoverde sangra com 36 milhões, hoje temos apenas 5,82 % de sua capacidade.
« Voltar